Em 7 de janeiro de 2025, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) decidiu recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra uma norma que impõe uma taxa extra às empresas. Essa taxa é destinada a financiar a aposentadoria especial de trabalhadores que atuam em condições prejudiciais, como aqueles expostos a níveis elevados de ruído. O pedido de inconstitucionalidade foi entregue ao ministro Alexandre de Moraes.

A CNI questiona a clareza do artigo que define quem deve arcar com essa contribuição, especialmente para os casos de trabalhadores em ambientes ruidosos. A entidade defende que a concessão do benefício de aposentadoria deveria estar ligada à prova concreta da exposição ao risco, permitindo que os empregadores apresentem evidências durante o processo fiscal, já que as regras atuais têm causado um impacto econômico considerável nas indústrias.

Pedido de informações

Alexandre, considerando a importância do assunto para a sociedade e a segurança jurídica, adotou o rito da Lei das ADIs. Isso permite que o caso seja julgado diretamente pelo Plenário, sem necessidade de análise prévia do pedido de liminar.

Ele requereu esclarecimentos ao presidente da República, ao Congresso Nacional, à Receita Federal do Brasil e ao presidente da TNU. Após isso, o advogado-geral da União e o procurador-geral da República também deverão se manifestar sobre o processo.

5/5 - (1 {votos})

Sobre o Autor

Thiago Rogério
Thiago Rogério

Bem-vindo ao nosso portal, um espaço dedicado a fornecer informações claras e precisas sobre o universo da advocacia e direitos trabalhistas.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Conferência Advocacia: O Futuro dos Direitos Trabalhistas e as Mudanças Legais
    Privacy Overview

    This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.